quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Amor de Mãe

Recordo-me da fria palidez do rosto,
Do materno amor, doloroso, imenso;
A face lacrimosa,  n'alma o desgosto,
Um triste enredo, macabro e intenso.

A jovem mãe, em sua egrégia missão,
Perdera o bebê, o primeiro, um infante!
Pranteara em loucura, tristeza e paixão,
Externando a dor de uma alma distante.

Diante do Cristo, suplica inquietante...
-Onde está a graça dos lindos encantos,
Que a morte roubou do meu lindo infante?

Na ânsia letal do veneno, acolhe o ente!
Embala-o no leito, e agora sem prantos,
Adormece p’ra sempre junto ao inocente...




Este poema foi escrito de um relato verídico, contado por alguém, que em sua adolescência presenciara tal acontecimento. Isso foi por volta da década de 1950, na cidade onde nascera.
Segundo ela, a criança já no seu último suspiro, chora de uma forma estranha nos braços da jovem mãe, que em sua loucura ingere veneno usado em lavouras...
Foi quando fechou seus olhos junto com seu filho, para nunca mais...

9 comentários:

Raquel Lautenschlager Santana disse...

Lindo e triste !!!

Desejo a você e a sua família
um excelente Ano Novo.
Abraço.

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

“Ficou sua mãe em estado dormente
Ha vinte e três anos, ela a vida não sente
Pois de todas as dores, abraçou-lhe a mais forte
Que foi a perda de seu filhinho inocente..."

Esse teu poema poeta, toca-me profundamente, pois é como se contasse a minha própria história...
Por algum tempo fiquei fora de mim... Não é fácil para uma mãe ver seu filho desfalecer em seus braços sem nada poder fazer para impedir... A sensação de impotência enlouquece...
Graças ao bom Deus que eu já tinha na época outro filho,então sobrevivi, pois ele também precisava de mim.

Poeta, meu amigo, abraço de flor
Bjs

Ange disse...

António, boa tarde! Acredito que já usei estas mesmas palavras neste seu blog antes, mas vou entrar em repetição...
"Sempre que entro neste seu espaço, me dou conta que o melancólico apesar de triste pode ser maravilhosamente belo".
Fiquei encantada com seu último comentário no meu recente texto. Obrigada! Sinto-me verdadeiramente lisonjeada.
Em retribuição ao seu amável "Presentes de Maria" deixado em forma de comentário em um dos meus textos, tomo a liberdade e deixo aqui muito de oportuno, este singelo poema.
Sem dúvidas, nesta sua página, moradia de tão belos poemas, e recanto onde repousa os lírios da alma, este singelo poema não encontraria um lugar tão belo e adequado para repousar que este aqui. Da licencia!

És livre!

Sim, tu és livre...
Igual um pássaro que voa nas nuvens.
És livre além dos limites, nada te limita, nada te conduz
Sim tu és livre!
Em teus pensamentos...
Que afrouxaram-se e voaram...voaram aos céus, ao infinito.
Sim tu és livre!
Livre assim são tuas palavras, que soam agora distante, em eco para a liberdade..
Sim tu és livre!
Nos sonhos que tu agora dormes
Em cama de Rei agora sonhas, és rico, és um Lorde
Sim tu és livre!
Nesta outra dimensão
És livre porque lá no céu, jamais existirá prisão!

Com carinho.
Solange de Souza

Escritora de Artes disse...

Lindo e emocionante!

Agradeço sua visita, gostei do seu blog, por aqui estou!

Feliz 2012...

Saudaçoes

Anônimo disse...

Querido amigo, hermoso poema.
fue un placer visitarte.

Querido Amigo

▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥
▒♥ Deseo que la paz secuestre tu vida
▒♥ el amor inunde tu alma
▒♥ y la felicidad se refleje en tu cara,
▒♥ te deseo,
▒♥ de corazón, todo lo bueno
▒♥ que te mereces.
▒♥Con todo mi cariño
▒♥Te deseo un Feliz Año 2012
▒♥Que Dios te bendiga
▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥▒♥

▒♥♥♥♥♥▒♥♥▒♥♥Noemí♥♥▒♥♥▒♥♥♥♥♥
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨) * . *.*
(¸.•´ (¸.•` *.*.*.** . *.*. *
...*(¨`•.•´¨) .*.*.*.*.* * . *.*. *
. * .`•.¸(¨`•.•´¨) * . * . * . * ...*
. * .*.. *`•.¸.•´* (¨`•.•´¨) * . *
* .. *..(¨`•.•´¨). *`•.¸.•´* . *
..* ... *`•.¸.•´ * *. * . * . * ... *
* . * . * . * Besotes .*. * . * . *
Si la vida te da mil razones para llorar,
Demuestra que tienes
mil y una para soñar.
Haz de tu vida un sueño
y de tu sueño una realidad.
▒♥♥♥♥♥♥▒♥♥ADIOS ♥♥▒♥♥▒♥♥♥♥♥▒

guímel disse...

Querido Lírio!

Encantada com a tua visita e comentário.
Vim retribuir e encontro o verdadeiro perfume dessa flor maravilhosa nas tuas palavras escritas...
A maior magia para a Alma aflorar é quando ela vê a mistica o Lírio.
Que em 2012 possamos levar para toda a humanidade o sentimento de Amor, Paz e União.
Felicidades.

Beijos meus

Unknown disse...

Lindo Blog com poesias marcantes
Vim te visitar e gostei parabéns
Desejo a vc e toda família um 2012
de muita paz abraços com carinho

(RITA)

Venha me visitar!
http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com/

Chiquinha Menduina disse...

querido amigo Antonio, lindo o que uma Mãe pode fazer por um filho, obrigada pela visita, FELIZ ANO NOVO...TUDO DE BOM..
beijos MENDUIÑA

Evanir disse...

Desejo uma seqüência de proveitosa realizações repletas de paz e felicidades.
Que tenhamos a Paz de Espírito para o discernimento correto de que estamos fazendo
e falando sempre com certeza que estaremos caminhando no caminho de Deus.
Uma linda semana a primeira de 2012.
Beijos carinhos.
Evanir.
PS..Gostei muito dos seus poemas toca profundamente meu coração.
Fiquei muito feliz em estar aqui nos primeiros dias de 2012.