domingo, 11 de dezembro de 2011

A Bela Adormecida


Bela Adormecida

Esta formosura entre flores adornada,
Tão graciosa, adormecida, refulgente,
No aconchego destas rosas enfeitada;
É uma beleza, desgraçada e inocente!

Eis esta dor transformada num lamento,
Que da alma enlutada nesta dedicatória,
Faz deste poema vertido em sofrimento;
Faz das lágrimas o fim de nossa história 

Pois com sonhos de amor que acalentei,
Com as flores mais bonitas que ofertei,
E nesses enlevos divinais e esfuziantes,

Fiz preces pra adornar os seus caminhos,
Com louvores, com lirismos e os carinhos,
E este amor mais profundo do que antes...

Por Antônio Lídio Gomes 

Sobre a imagem: 

Caroline Christine Walter morreu de tuberculose aos 17 anos em 1867 e foi enterrada no Antigo Cemitério de Freiburg.  Sua irmã Selma contratou um escultor para esculpir uma lápide à sua semelhança.  Caroline é retratada como se tivesse adormecido lendo em sua própria cama.  Depois que as flores de seu funeral murcharam, sua irmã notou a cada visita que flores frescas sempre estavam no túmulo.  Depois de meses e até anos, ela nunca soube quem estava deixando as flores, que ainda aparecem 150 anos depois.  Caroline nunca tinha contado a sua irmã sobre um namorado e sobre isso existem várias teorias...

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá querido António,

Mais um belo poema seu.
Tenho dificuldade em entender e aceitar tudo o que se relacione com a morte, desde sempre.

Me é dificil comentar o terminus, quando eu quero amor e vida.

Boa semana.

Beijos de luz.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido

Como sempre a beleza dos teus poemas deixa-me sem palavras...deixo um poema:

No peito dos poetas...mora a eternidade...dor e paixão
Em cada verso um infinito de dor um oceano de ternura
Nas mãos o poeta prende uma rosa...nos dedos a imensidão
Nas mãos guarda um poema...no coração chora a amargura

Deixo o meu carinho e um beijinho
Sonhadora

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Deixei lá na outra sua casa iluminada tudo que queria te passar, aqui eu fico apenas inebriada com tão belos versos, de uma alma que sabe como ninguém falar das mais profundas dores do ser humano, lindo demais meu amigo, beijos Luconi

Anónimo disse...

Olá querido António,

Passando para lhe desejar um bom domingo e uma semana excelente.
já tenho saudades de você.

Beijos de luz.

Ange disse...

António, já deixei a ti meus votos de um feliz natal, no entanto entro aqui no "Lírio" neste clima Natalino para registar também neste espaço (residência de tão belas poesias) meus votos de um feliz natal e um inspirado e Feliz ano novo.
Iluminados dias para você!
Lembranças
Ange.

Flor.MCecilia disse...

Amigo Poeta=Te Ofereço+LINDO DIA DE FELIZ NATAL-25\12\2011*


RENASCEU JESUS=Nos braços de Maria,nas rimas da poesia,sensível,delicadinho

renasceu Jesus,cheio de carinho,cheio de Amor*

Vem lembrar aos povos ,vem trazer seu bálsamo em chuva de amor,recordando
o verdadeiro valor da vida .

Vem dizer aos povos que nunca percam sua fé e as Esperanças,que gravem
na lembrança,que aqui estamos para aprender e evoluir.

Façam Jesus sorrir...

Vamos mostrar que não é em vão a chegada aqui na Terra..Aos poucos o
rebanho vai aumentando seus carneirinhos ao longo do caminho.

Salve!Salve!Pai de todos nós,Salve teu Filho que vem nos salvar a cada irmão
que espalha a Essência do Amor*

Salve ! os irmãos e homens de boa paz e de boa vontade de ajudar o Mundo
a ser a cada ano .....................

UM MUNDO MELHOR*

Eu creio nos homens,nos corações,na Fé.................

Na luz da Estrela Guia que nos conduz para vida Eterna.

AMÉM*
SOU FELIZ!

ACREDITO NO AMOR*

FELIZ DIA A TODOS QUE AQUI PASSAREM E QUE COMPARTILHEM


.

SALVE JESUS*ESTAREI SEMPRE SOB TUA LUZ..

BJUS\MIL\FLOR*



JARDIM DO AMOR*




§º§º§º§º

Anónimo disse...

Boa noite querido António,

Agradeço todo o seu carinho e amizade. Eu os sinto.

FELIZ NATAL E UM EXCELENTE ANO NOVO.

Beijos de muita luz natalina.

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Não sei por qual motivo não apareço neste seu blog, pois me cadastrei aqui... O mesmo não entendo porque você não aparace no meu como seguidor se antes aparecia... Mas não importa, o mais importante é ser lembrado, e isso você pode contar sempre, pois jamais me esqueceria de um poeta e amigo tão especial como você.

Meu querido e inesquecível amigo, eu não poderia deixar de vir aqui para lhe agradecer o carinho da sua companhia e amizade!
Que o ano de 2012 lhe traga todas as realizações almejadas.
Que seja abençoado com o bem maior que é o amor e a saúde.
Que a harmonia reine em seu lar!
Que seja coroado com a felicidade!

Tu és especial para Deus, e para mim também!
Carinhos...
Beijos de Luz e Paz